domingo, 17 de janeiro de 2010

Montaria de 16 de Janeiro

Como foi noticiado através do nosso Blogue, por telefonemas e por carta a todos os sócios, no dia 16 de Janeiro de 2010 realizou esta Associação de Caçadores uma montaria aos javalis dentro da nossa Zona de caça, numa mancha que englobava o nosso refúgio de caça e uma outra área, contígua que abrangia a zona delimitada entre a estrada municipal que liga as Aldeias de Assureiras a Avelelas e a Aldeia de Sobreira, por caminho rural até de novo fechar nas Assureiras.

Quase 2 meses antes do evento iniciámos a centralização dos javalis e tivemos conhecimento que dentro desta mancha deveriam andar cerca de 20 javalis.

Tentámos fazer esta centralização dentro do maior sigilo, pois como em todos os lados há sempre alguém (caçador e não caçador) que discorda destes eventos.

É uma zona que pela sua natureza geológica e arborícola, é a ideal para fazer montarias.

Costumam dizer os caçadores, quando nos corre mal a caçada, pois não se cobram peças de caça, que tudo está bem, e o importante é ninguém se aleijar. Chamo a isto desportivismo, e companheirismo.

Mas da parte externa da organização, há sempre alguém que nos quer mal. E foi o que aconteceu.

Uma pessoa, ou várias, uma delas está referenciada e identifica já pelas autoridades competentes, teve ou tiveram o prazer mórbido de retirar 50 % das fitas marcadoras do local das portas, andar na noite que antecedeu a montaria, lançar foguetes ou bombas dentro da mancha e ainda colocar produtos químicos dentro da mancha, como foi testemunhado por caçadores que me fizeram chegar à mão vestígios do referido produto.

Ainda não satisfeito, pavoneava-se pela estrada e pelos caminhos que dão acesso à área em que foi feita a montaria, fazendo manguitos aos caçadores e matilheiros, como testemunhado por um deles, chegando mesmo a ter denunciado às autoridades militarizadas, pois fomos notificados nesse sentido, que teríamos marcado portas em zona não regulamentada pela Lei da Caça, e que não corresponde à realidade.

Somos responsáveis pelos actos que praticamos e conhecedores da Lei que nos rege.

Meus caros leitores e amigos que possam aceder a este Blogue.

É triste ver pessoas assim, que passam impunes à sociedade civil e autoridades.

Foi um dia que, apesar de chuvoso, conseguiu reunir em franca confraternização mais de uma centena de sócios e não sócios, alguns trazendo mesmo seus familiares, para este local de caça.

Tentámos servi-los da melhor maneira, dando-lhes a conhecer a nossa zona transmontana e a nossa gastronomia.

Bem-haja a quem nos ajudou a organizar a montaria, a quem esteve presente e a quem pelo seu companheirismos e desportivismo ainda nos conseguiu dar algumas palavras de alento, para que possamos aguentar esta árdua tarefa.

Posso mesmo afirmar em nome de toda a organização, pedindo desculpa, pelas falhas que ocorreram quando do sorteio e distribuição pelas portas (atrasos inadmissíveis), pois casos de última hora impediram estar à nossa disposição 2 veículos motorizados (tractores) para distribuição pelas portas de toda o pessoal.

E acabo com a célebre frase “o importante é ninguém se ter aleijado”

Esperamos ainda poder contar convosco para novos eventos, agora já com uma outra política de trabalho, e ver se conseguiremos incutir mais civismo e respeito pelo próximo.