sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Convocatória

Convocatória

Em cumprimento do nº 1 do Art 12º dos estatutos, convocam-se todos os sócios da Associação de Caçadores do Castelo de Monforte, para uma reunião ordinária a realizar no dia 8/01/2011, pelas 9,30 horas, na sede da junta de freguesia de Águas Frias.
Se á hora marcada não se verificar o número de presenças previsto no nº 4 do artigo 12º, a mesma reunirá meia hora depois com qualquer número de associados.
Ordem de trabalhos
1 - Leitura da acta da reunião anterior
2- Aprovação do relatório e balanço de contas referente ao ano económico de 2010 e relatório do Conselho Fiscal.
3- Eleições dos Orgãos Sociais da Associação para o triénio 2011/2013
4 Outros assumtos de interesse da associação

O presidente da mesa da assembleia Geral
Plácido José Alpoim dos Santos

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mensagem natalicia

A direcção da ACCM deseja a todos os sócios da nossa Associativa um Bom Natal e um feliz Ano Novo

A Direcção

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Campos de treino

Para alguns interressados publicamos a portaria referente aos Campos de treino de caça de modo a esclarer possíveis dúvidas.
Relembramos o ponto 6 da referida portaria
1— Nos campos de treino de caça é permitido o exercício de actividades de carácter venatório durante todo o ano e em qualquer dia da semana, sem prejuízo do disposto no n.o 2 do n.o 4.o quanto aos campos provisórios.
2 — A prática das actividades de carácter venatório em campos de treino de caça só é permitida a quem
for titular dos documentos legalmente exigidos para o exercício da caça
, com excepção da licença de caça.
3 — Nos campos de treino de caça só é permitido o abate de espécies cinegéticas criadas em cativeiro.
4 — Nos campos de treino de caça devem ser sempre recolhidos os cartuchos vazios resultantes do exercício
do tiro.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Alteração da abertura às Rolas

Informam-se todos os associados que de acordo com a portaria nº 556/2010 a data de abertura às rolas é no dia 22 de Agosto.

Abertura às Rolas dia 22 de Agosto

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ninhada de Bracos

Vejam só estes pequenos exemplares de bracos do nosso companheiro Aleixo.
Os cachorros

A Mãe



quarta-feira, 14 de julho de 2010

domingo, 30 de maio de 2010

Calendário Venatório de 2010-2011

Foi publicado no dia 27 de Maio de 2010 o calendário  venatório para a época de 2010-2011.
Consulte-o clicando na imagem.

Algumas novidades em relação a anos anteriores:

 
1) - Embora a abertura às rolas se mantenha a 15 de Agosto, a caça aos patos e aos pombos abre somente a 22 do mesmo mês;

2) - Passaram a integrar o Calendário Venatório a Pega-rabuda e a Gralha-preta;

3) - Na caça às aves aquáticas deixa de ser permitido a utilização de cartuchos carregados com múltiplos projécteis de chumbo, independentemente do local onde sejam caçadas;


quinta-feira, 15 de abril de 2010

Pagamento de quotas

Como a grande maioria dos associados não cumpriu com a quitação da quota de 2010, vimos lembrar que as mesmas já deveriam ter sido pagas em Janeiro de 2010, conforme o estipulado nos estatutos.
Para efectuar o pagamento das quotas deverá fazê-lo na Rua Direita, 139-1º Andar, nos consultórios médicos em frente à Farmácia Costa Gomes.
Lembramos também, que os senhores caçadores devem manter os seus cães de caça fechados, bem como avisar as pessoas, que não sendo associados, devem proceder de igual forma.

A direcção

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Mais imagens da Montaria de 16-01-2010


domingo, 17 de janeiro de 2010

Álbum da Montaria de 16-01-2010


Montaria de 16 de Janeiro

Como foi noticiado através do nosso Blogue, por telefonemas e por carta a todos os sócios, no dia 16 de Janeiro de 2010 realizou esta Associação de Caçadores uma montaria aos javalis dentro da nossa Zona de caça, numa mancha que englobava o nosso refúgio de caça e uma outra área, contígua que abrangia a zona delimitada entre a estrada municipal que liga as Aldeias de Assureiras a Avelelas e a Aldeia de Sobreira, por caminho rural até de novo fechar nas Assureiras.

Quase 2 meses antes do evento iniciámos a centralização dos javalis e tivemos conhecimento que dentro desta mancha deveriam andar cerca de 20 javalis.

Tentámos fazer esta centralização dentro do maior sigilo, pois como em todos os lados há sempre alguém (caçador e não caçador) que discorda destes eventos.

É uma zona que pela sua natureza geológica e arborícola, é a ideal para fazer montarias.

Costumam dizer os caçadores, quando nos corre mal a caçada, pois não se cobram peças de caça, que tudo está bem, e o importante é ninguém se aleijar. Chamo a isto desportivismo, e companheirismo.

Mas da parte externa da organização, há sempre alguém que nos quer mal. E foi o que aconteceu.

Uma pessoa, ou várias, uma delas está referenciada e identifica já pelas autoridades competentes, teve ou tiveram o prazer mórbido de retirar 50 % das fitas marcadoras do local das portas, andar na noite que antecedeu a montaria, lançar foguetes ou bombas dentro da mancha e ainda colocar produtos químicos dentro da mancha, como foi testemunhado por caçadores que me fizeram chegar à mão vestígios do referido produto.

Ainda não satisfeito, pavoneava-se pela estrada e pelos caminhos que dão acesso à área em que foi feita a montaria, fazendo manguitos aos caçadores e matilheiros, como testemunhado por um deles, chegando mesmo a ter denunciado às autoridades militarizadas, pois fomos notificados nesse sentido, que teríamos marcado portas em zona não regulamentada pela Lei da Caça, e que não corresponde à realidade.

Somos responsáveis pelos actos que praticamos e conhecedores da Lei que nos rege.

Meus caros leitores e amigos que possam aceder a este Blogue.

É triste ver pessoas assim, que passam impunes à sociedade civil e autoridades.

Foi um dia que, apesar de chuvoso, conseguiu reunir em franca confraternização mais de uma centena de sócios e não sócios, alguns trazendo mesmo seus familiares, para este local de caça.

Tentámos servi-los da melhor maneira, dando-lhes a conhecer a nossa zona transmontana e a nossa gastronomia.

Bem-haja a quem nos ajudou a organizar a montaria, a quem esteve presente e a quem pelo seu companheirismos e desportivismo ainda nos conseguiu dar algumas palavras de alento, para que possamos aguentar esta árdua tarefa.

Posso mesmo afirmar em nome de toda a organização, pedindo desculpa, pelas falhas que ocorreram quando do sorteio e distribuição pelas portas (atrasos inadmissíveis), pois casos de última hora impediram estar à nossa disposição 2 veículos motorizados (tractores) para distribuição pelas portas de toda o pessoal.

E acabo com a célebre frase “o importante é ninguém se ter aleijado”

Esperamos ainda poder contar convosco para novos eventos, agora já com uma outra política de trabalho, e ver se conseguiremos incutir mais civismo e respeito pelo próximo.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Validade e renovação da carta de caçador

Títulos emitidos anteriormente ao novo regime jurídico

A aplicação do regime instituído pelo Decreto Lei n.º 202/2004, de 18 de Agosto, relativamente ao prazo de validade dos títulos emitidos antes da sua entrada em vigor (dia 23 de Agosto de 2004) e, consequentemente, ao prazo de renovação e caducidade dos mesmos, varia, nomeadamente, com a data de validade constante naqueles e com a idade do seu titular.

As cartas de caçador não caducadas á data de entrada em vigor do Decreto Lei n.º 202/2004, de 18 de Agosto (dia 23 de Agosto de 2004) são automaticamente válidas até à data aplicável á situação em que o seu titular se enquadre, devendo ser renovadas nos prazos seguintes:

1 - Situação dos Títulos(cartas de caçador) cuja data de validade constante nos mesmos é anterior a 23 de Agosto de 2004

Req_Carta_1

2 Situação dos Títulos (cartas) cuja data de validade constante nos mesmos é posterior a 23 de Agosto de 2004

Req_Carta_2

NOTA: Independentemente dos títulos serem válidos, o caçador, querendo, pode requerer à DGRF a substituição da sua carta, de forma a adequar o prazo de validade inscrito no mesmo, com sua validade efectiva;

Para o efeito deverá apresentar pessoalmente junto da Câmara Municipal da sua área de residência ou da DGRF (serviços centrais ou desconcentrados):
  • Requerimento, em impresso próprio ;
  • 2 fotografias tipo passe a cores;
  • O título a substituir

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Carta de Caçador: novas regras


A partir de 2010 há novas regras para os exames da carta de caçador
Para ver a Portaria n.º 1229/2009
de 12 de Outubro completa clique na imagem

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Assemblea Geral Adiada

Caros Sócios

A Assembleia Geral marcada par o dia 2 fica adiadapar o dia 9 de Janeiro pelas 9.00.